domingo, 17 de abril de 2011

Erros de Portugês

De acordo com o IBGE, 9,7% dos Brasileiros em 2009 era de analfabetos. Acontece que na internet, tudo isso muda. (Principalmente em Redes Sociais como o Orkut, Msn, Facebook, Twitter, Yahoo! Respostas, etc...). Nesse ponto, a taxa de analfabetismo entre os internautas, parece que salta de 9,7% para 70%. É incrível como a cada vez mais isso acontece.
Várias aberrações na linguagens têm surgido na internet nos ultimos anos.

Uma das primeiras, que virou febre entre 2003 e 2007 foi o miguxês.
VoCê EnTeNdE o QuE eU eStOu FaLaNdO?

Entender você até entende, mas, tem coisa mais chata que ver alguém escrevendo assim na internet?

Depois, veio o chamado erro ortográfico em si, que seria as pessoas (dentro ou fora da internet) escreverem coisas como:

"Indentidade", "Indiota", "Voçê", "Perssonalidade", "Inbecil", e, recentemente, eu vi em um anúncio "Piki dois real o kilo", além do muito comum "Ti" usado incorretamente principalmente nas mensagens de texto. É um tal de "Ti amo", "Ti adoro", "Ti preciso" (esse foi de mais),e, uma série de ourtas coisas que me fazem querer cometer um suicídio.

A diferença da pessoa que é analfabeta na internet, e, que é analfabeta "na vida real", é que 99,99% dos analfabetos da rede sabem escrever corretamente. O problema é que essas pessoas são muito bobas (para não soltar um palavrão), e, querem se aparecer. Por isso, se você sabe escrever corretamente, mas, escreve errado na internet, você é mais imprestável e miserável que um mendigo de rua leproso e nú.

Outra coisa que me irrita profundamente é o uso inadequado do "mim".

"Mim ajudem por favor!"
"Mim ajudou muito"
"Mim deixa um scrap?"
"Isso é pra mim fazer um trabalho!"

SERÁ QUE ESSAS PESSOAS SE TOCAM DE QUE MIM NÃO FAZER NADA? DE QUE MIM SER ÍNDIO? DE QUE MIM SER IDIOTA?

Além disso, temos a febre que ocorreu há alguns anos, e, que até hoje ainda deixa suas marcas:
A letra dupla:

"Oiiee!"
"Amiiga!"
"Aiiee!"
"Saaco!"
"Nããuuum!"

E mais um monte!


E, por fim, outra coisa que me irrita são os inúmeros modos de abreviar palavras que foram criados na internet. Tudo bem, a vida de muitas pessoas é corrida, e, são necessárias abreviações. Ok, eu não sou contra como as do tipo: "Vc", "PQ?", e, até um "PQP" ou um "FDP" quando você está com raiva. O que não dá é ver algumas pessoas escrevendo "Vç", "Vs" e, um dos mais malditos, que, não está abreviando nada, que é o tal do "NAUM" NAUM parece mais um nome daqueles personagens Bíblicos do que com "Não"...
DEUS DO CÉU! O QUE TEM HAVER "VERSUS" COM "VOCÊ", E, TAMBÉM, POR QUE SERÁ QUE ATÉ HOJE NÃO APRENDERAM QUE NÃO SE USA "Ç" ANTES DE "E??????




Intaum, si voçe e inbecil e, inscrevi açin, voçe tên quii tomá nu cú!

Nenhum comentário:

Postar um comentário